Esta página web utiliza cookies do Google Analytics para analisar a interação dos nossos visitantes com o site, ao carregar no “Ok, aceito” está a concordar. Para mais detalhes pode consultar a nossa política de privacidade.

Moshé Feldenkrais


O Método Feldenkrais tem o nome do seu fundador, Dr. Moshé Feldenkrais (1904-1984), engenheiro israelita, cientista, além de mestre de jiu-jitsu e judo.

Quando era muito jovem, Moshé Feldenkrais publicou alguns trabalhos muito interessantes sobre a autodefesa e artes marciais nos quais se antevê já naquele tempo, o seu grande interesse pelos processos evolutivos e pelo potencial de aprendizagem humana.

As suas primeiras experiências e o desenvolvimento das suas próprias técnicas de auto-defesa derivadas duma compreensão profunda dos princípios do judo são a base fundamental do Método Feldenkrais que conhecemos hoje. A sua formação como cientista e engenheiro e a experiência duma lesão no joelho contribuíram para o desenvolvimento deste método que é agora conhecido pelo seu nome.

O Dr. Feldenkrais investigou em profundidade as questões relacionadas com o funcionamento do cérebro, anatomia, cinemática, tratados de fisiologia, entre outros. Tudo isto conduziu ao desenvolvimento deste método único de aprendizagem.

Até à sua morte em 1984, Dr. Moshé Feldenkrais dirigiu o Instituto Feldenkrais em Tel Aviv, além de divulgar o seu método em Israel, nos Estados Unidos e na Europa.