Este webiste utiliza cookies para as suas funções essenciais. Utilizamos igualmente o serviço Google Analytics. Continuar a navegar no site implica a aceitação da utilização de cookies. Para obter mais informação consulte a nossa política de privacidade.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes sobre as nossas formações do Método Feldenkrais


Participar na formação Feldenkrais

Embora muitos dos participantes nas nossas formações sejam médicos e terapeutas, não precisa de quaisquer qualificações especiais para participar numa formação Feldenkrais. A formação é concebida de modo que, no final os alunos tenham todo o conhecimento necessário para a prática como professor de Feldenkrais.

Formação reconhecida e acreditada

As nossas formações cumprem as regras gerais da formação Feldenkrais, e são credenciadas pela EUROTAB (Conselho Europeu de Acreditação de Formações) e por um conjunto de professores de Feldenkrais.
Isto significa que após a conclusão dum dos nossos programas de formação, poderá dar aulas de Feldenkrais em todo o mundo, já que as associações internacionais de Feldenkrais reconhecem a nossa certificação. Independentemente se estiver a viver ou se mudar, por exemplo, seja para a Suíça, Argentina ou EUA, ter a nossa certificação lhe permite dar aulas de Feldenkrais e sessões individuais.

Aderir a uma formação que já começou

As nossas formações são concebidas de forma a que durante o primeiro ano de formação se possam inscrever todas as pessoas interessadas, devendo recuperar os dias perdidos. (Encontrará informações abaixo).

Recuperar dias de formação perdidos

Podem-se recuperar os dias perdidos (uma vez iniciada a formação) no início da formação seguinte. Sobre os detalhes específicos pode entrar em contacto com o organizador responsável ou o Diretor Pedagógico, que irá ajudá-lo a estabelecer um plano pessoal para recuperar os seus dias perdidos. (Veja também: FALTAS)

Porque não existem formações de Feldenkrais apenas aos fins de semana?

Há muito a aprender em 4 anos de uma formação de Feldenkrais. Pode não perceber isso até que tenha frequentado o seu primeiro módulo de formação. Numa formação de Feldenkrais não aprende coisas apenas a um nível intelectual, mas também entra num processo de auto-descoberta e desenvolvimento. Ao longo duma formação irá experimentar o método em si próprio e, em seguida, a partir da sua própria experiência rica em aprendizagem, será capaz de ensinar Feldenkrais a outros e ajudar os seus clientes a mudar, evoluir e desenvolverem-se.

Um processo como este não é viável se apenas nos reunirmos durante 2 ou 3 dias. Portanto cada módulo da formação de Feldenkrais tem geralmente uma duração de pelo menos 7 ou 10 dias. Desta forma, podemos entrar profundamente no currículo completo, que muitas vezes consiste em séries de lições, com as quais trabalhamos durante uma semana inteira ou mais.

Outra razão para ter módulos mais longos é que a nossa equipa, assim como muitos dos nossos alunos vêm de muito longe. Seria impossível reunir 20 vezes por ano. Isso tornaria as viagens muito caras e cansativas. Assim, a maioria das nossas formações têm 3 ou 4 módulos por ano. Para detalhes, verifique por favor a programação da formação na qual está interessado (Por favor, leia também a pergunta “RECUPERAR DIAS DE FORMAÇÃO PERDIDOS”.)

Dar aulas de Feldenkrais

Como aluno da formação Feldenkrais, será autorizado a praticar o método profissionalmente sem ter que esperar até à conclusão dos quatro anos de formação.

Os alunos da nossa formação profissional Feldenkrais recebem o título de “professores formandos de Feldenkrais” no final do segundo ano letivo, após a conclusão com êxito do que chamamos “Prática ATM”, que envolve a supervisão do aluno ao dar uma aula de grupo . Na conclusão duma supervisão e após um período mínimo de 76 dias de aulas, os alunos são autorizados a dar aulas de grupo Feldenkrais ou “ATM”, fazer publicidade usando o nome de “Professor formando de Feldenkrais” e cobrar as respetivas aulas.
Esta autorização só é válida durante o período da formação. No caso em que o aluno deixe a formação antes do fim, esta autorização será invalidada.
Entendemos que a aplicação prática do método é uma forma muito útil para continuar a formar-se e manter a aprendizagem continuamente. Incentivamos os nossos alunos a pôr em prática nas suas próprias aulas o que aprenderam e aproveitar ao máximo aquilo que aprenderam. No entanto, é importante que o aluno deve completar com sucesso os quatro anos de formação (ou 160 dias de aula), a fim de se formar e receber o título de “Professor de Feldenkrais” que lhe permitirá dar aulas de grupo (ATMs) ou individuais (IFs) deste método profissional.

Dias e horas da formação

Dependendo da formação, as aulas são ministradas nos dias de semana e fins de semana.
O horário regular é das 10:00h às 17:00h (com uma pausa para almoço). As sessões de Integração Funcional individuais são oferecidas fora do horário.

Para mais informações, por favor consulte a formação específica nos nossos programas de formação atuais.

Faltas

Se não puder comparecer a um módulo de formação devido a doença ou outro motivo justificado, não se preocupe, porque sabemos que é impossível prever imprevistos que possam surgir durante os quatro anos de formação. Estamos conscientes de que em algum momento o aluno pode faltar e procuramos sempre oferecer toda a nossa ajuda para recuperar aqueles dias de forma confortável. Se perder um módulo de formação, pode recuperá-lo numa outra formação e não tem de ser imediatamente. Os dias perdidos também podem ser recuperados mais tarde. Se sabe desde o início que não poderá participar em qualquer um dos módulos, avise-nos imediatamente para que possamos planear juntos os tempos de recuperação.

Participar na formação e tornar-se professor do método

Por estranho que pareça, nem todos os participantes numa formação Feldenkrais pretendem tornar-se professores do método. Uma grande percentagem de alunos decide fazer a formação só para o seu desenvolvimento pessoal e para melhorar, sem ter a intenção de se tornar professor de Feldenkrais. Acontece também que alguns alunos que durante quatro anos participaram somente para seu enriquecimento pessoal, decidiram após a formação ensinar Feldenkrais ou mesmo dar aulas gratuitas.
Nota: Não implica qualquer desvantagem ter limitações físicas ou problemas de mobilidade para participar numa formação Feldenkrais. Se tem dúvidas sobre este assunto, por favor entre em contacto connosco.

Aulas individuais de Integração Funcional

Durante a formação, receberá aulas individuais de Integração Funcional.
A fim de aprofundar o conteúdo do que é aprendido na sala de aula ou como uma ferramenta para o tratamento dum tema particular, cada participante receberá, durante os quatro anos de formação, doze aulas de Integração Funcional, ministradas pelos nossos formadores. Estas aulas estão incluídas no preço da formação. Se desejar, tem a possibilidade de receber mais aulas a um preço reduzido. Este desconto aplica-se apenas aos participantes das nossas formações.

Aulas gravadas em MP3

Toda a formação é gravada em MP3. As gravações das nossas formações (ao contrário de muitas outras formações Feldenkrais) não têm nenhum custo extra, elas estão incluídas no preço da formação. Os participantes receberão as gravações MP3 para o seu próprio uso, recebendo-as algumas semanas após o final de cada módulo.

Avaliação no final da formação

A formação Feldenkrais não tem um exame final, mas existem algumas avaliações. No segundo ano de formação, o aluno deve apresentar uma prática de ATM. Esta é uma prática supervisionada na qual os participantes dão uma aula de grupo de Consciência pelo Movimento (ATM) para um grupo pequeno, sendo sempre aconselhados pelos formadores. Depois de superar esta prática, o aluno fica apto para dar aulas de ATM. No final do quarto ano, o participante deve passar por um teste de Integração Funcional, que é a prática duma sessão individual, supervisionado em todos os momentos pelos nossos formadores.

Preço da formação

Encontrará todos os detalhes sobre o preço de cada formação nos detalhes da mesma. Veja as formações.

Os docentes

Todos os formadores envolvidos nas nossas formações profissionais são reconhecidos internacionalmente no Método Feldenkrais. Os diretores pedagógicos, Mara Fusero, Paul Newton e Thomas Farnbacher são responsáveis por leccionar de 50 a 60% das aulas, enquanto outros formadores, provenientes de diferente países, serão responsáveis pelo resto das aulas. A intenção é oferecer aos alunos uma perspetiva mais ampla e variada do método, afim de enriquecer sua aprendizagem, graças à esta diversidade de profissionais.

Também participaram Formadores Assistentes altamente qualificados.

A ligação entre os Formadores e os Formadores Assistentes com os alunos é constante e depende do número total de participantes: quanto maior é o grupo de alunos, maior o número de docentes. Além disso, temos também a colaboração de professores convidados que concluiram a sua formação e praticam o método.

Saiba mais sobre a nossa equipa.

Condições de pagamento

Cada módulo deverá ser pago quatro semanas antes do início. O aluno receberá um contrato de participação na formação, onde estão indicadas as datas de pagamento de cada módulo. O preço de cada módulo depende do número de dias de cada um.

Idioma da formação

A maioria dos módulos será lecionada em inglês com tradução ao vivo para português ou espanhol. Não se preocupe se não falar inglês,  temos uma longa experiência no ensino do método e com traduções ao vivo, garantindo que a experiência será agradável e que a língua não será um problema.

Número de participantes

O número de participantes na formação depende do número de alunos que se inscrevem.  Não deve exceder 80 pessoas e normalmente oscila entre 25 e 50 pessoas.
O número de formadores e formadores assistentes depende do número total de participantes. Quanto maior for o grupo de alunos, maior será o número de formadores.

Possibilidades de alojamento

A formação não inclui o alojamento dos alunos, mas estamos sempre dispostos a ajudar. Sempre que possível forneceremos informações sobre alojamento a preços razoáveis. Contacte-nos se precisar de informações.