Este webiste utiliza cookies para as suas funções essenciais. Utilizamos igualmente o serviço Google Analytics. Continuar a navegar no site implica a aceitação da utilização de cookies. Para obter mais informação consulte a nossa política de privacidade.

Diretor Pedagógico

Paul Newton

Madrid, Espanha - Formador desde 2001

Paul Newton é hoje um dos formadores de Feldenkrais mais reconhecidos em todo o mundo. É Director Pedagógico de programas de formação de Feldenkrais em Espanha, França e Alemanha e trabalha como formador convidado em toda a Europa, assim como em Japão, Austrália, México e Argentina. Apesar de ter nascido nos EUA, dada a sua experiência internacional, é considerado mais bem um cidadão do mundo.

Durante os primeiros anos, ele estudou psicologia com foco na Terapia Gestalt. O perceber que a estabilidade psicológica não é por nada diferente da estabilidade física, e que cada emoção tem uma componente somática e não pode ser habitada sem a sua contraparte somática, o levou finalmente para o Método Feldenkrais.

Perseguindo a sua paixão para o movimento e as suas qualidades emocionais e sensoriais, Paul viveu entre a Europa e Nova York – estudando na Merce Cunningham Studio (considerado um dos bailarinos e coreógrafos americanos mais importantes). Depois de ver Pina Bausch no palco, tirou um ano para estudar as artes cénicas na Folkwang Hochschule na Alemanha.

No entanto, ele encontrou a sua verdadeira “casa” no Método Feldenkrais. “Isto é o que eu vinha procurando o tempo todo.”

Ao desenvolver vários programas de formação avançada para uma série de profissões específicas, Paul também ensinou cursos profissionais de Feldenkrais para a prestigiada Associação de Psicólogos Alemãos (Berufsverband Deutscher Psychologen).

Paul completou a sua formação em San Rafael, CA em 1987 e desde então tem trabalhado extensivamente com cada geração de formadores capacitados pelo Moshé em Tel Aviv, San Francisco e Amherst. Depois de se tornar Formador Assistente em 1992, ele trabalhou nos seus primeiros anos extensivamente com Elizabeth Beringer (San Francisco), Larry Goldfarb (Amherst) e Mark Reese (San Francisco). Ele se tornou Formador em 2001.

Ao receber sua certificação de Formador, Paul assumiu a direcção da formação Feldenkrais em Baviera, Alemanha quando Mark não conseguiu continuar a ensinar. Simultaneamente, ele co-dirigiu um outro programa na Alemanha com Dr. Stephen Rosenholtz, (Amherst), a quem atribui a aprender as habilidades de liderança necessárias para dirigir programas como Director Pedagógico. Após se mudar para Paris, a seguir trabalhou extensivamente com Myriam Pfeffer (Tel Aviv), que lhe ofereceu orientação ao longo de mais de uma década durante seus últimos anos de vida.

Mark Reese foi o mentor principal do Paul. Eloquente e uma mente incrível, foi considerado um génio na prática da IF, e Paul absorveu tudo o que pôde. Mark ensinou a Paul a linguagem da IF – igual a aprendizagem de uma língua estrangeira, onde em certo momento a pessoa torna-se fluente. Paul é, certamente, um génio em seu próprio direito da integração funcional e se basa em mais de trinta anos de ensino do Método Feldenkrais internacionalmente.

Como formador, é conhecido pelo seu estilo de ensino pessoal, aberto e claro. Paul está sempre disposto a dar o apoio necessário aos alunos, apoiando-os ao longo dos seus processos.

Paul é o Director Pedagógico dos nossos cursos de formação profissional em Lisboa, Estocolmo, Madrid, San Sebastián e Málaga.

Paul ensina nas seguintes formações